Se você é gamer é provável que já tenha jogado ou pelo menos ouvido falar sobre os jogos da franquia Assassin’s Creed. Totalizando 13 títulos, esses jogos cativaram milhões de pessoas no mundo todo pelos últimos 17 anos e, desde então, mudaram muito, tanto em qualidade gráfica como em proposta.
Hoje nós iremos rankear todos os jogos de Assassin’s Creed do melhor até o pior jogo da franquia. Para montar essa lista iremos usar a recepção do público, a gameplay dos jogos e a opinião dos especialistas da indústria para montar o ranking mais fidedigno possível. Animado pra saber se o seu título favorito ficou em primeiro? Então bora pra lista!
Assassin’s Creed Rogue
Para nós, o pior Assassin’s Creed não tinha como ser outro. Rogue está em último lugar na nossa lista por um simples motivo: o game traz poucas ou até mesmo nenhuma inovação comparado a jogos anteriores. Suas mecânicas, em grande maioria, são as mesmas de Assassin’s Creed Black Flag, que havia lançado a alguns anos antes.
Apesar disso, caso você tenha a oportunidade, vale a pena conferir o game. Suas pequenas mudanças em relação ao Black Flag conseguem tornar a gameplay divertida e é possível perder algumas horas dentro do game sem problemas.
Assassin’s Creed: Unity
Se você já jogou todos os jogos da franquia Assassin’s Creed provavelmente já estava esperando esse título estar perto do último lugar da nossa lista. A fama negativa desse título se deu, principalmente, por seu lançamento conturbado somado às altas expectativas que o público tinha com o primeiro Assassin’s Creed para PS4 e XBOX One.
Esse título ficou conhecido no mundo dos games por ter um lançamento repleto de glitches e bugs e uma história, considerada por muitos, abaixo da média para Assassin’s Creed. Contudo, com o passar do tempo, a Ubisoft lançou atualizações para corrigir os problemas do jogo e hoje em dia ele é considerado por muitos o Assassin’s Creed com o melhor sistema de parkour da franquia.
Assassin’s Creed
Caso essa fosse uma lista seguindo a ordem de lançamento de Assassin’s Creed esse aqui seria o primeiro da lista pois foi o primeiro jogo da franquia. Não entenda mal, Assassin’s Creed foi um jogo incrível para a época e construiu a base para que o resto da franquia surgisse, no entanto, comparado aos outros jogos, parece mais um demo.
Por ter missões extremamente limitadas (Ache e elimine um alvo) Assassin’s Creed acaba se tornando um jogo repetitivo. Contudo, apesar de repetitivas, as missões do jogo são bem inovadoras para a época e eram divertidas de serem realizadas.
Assassin’s Creed Syndicate
Seguindo nossa lista de melhores jogos da franquia Assassin’s Creed temos o Syndicate, amado por muitos e nem tanto por outros. Nesse título, acompanhamos os irmãos Evie e Jacob Frye durante o período vitoriano em Londres. A história do jogo, repleta de reviravoltas, cativou grande parte dos gamers da época.
Contudo, nem tudo são flores, na época de lançamento do Syndicate a franquia passava por uma crise e precisava se reinventar, isso levou os desenvolvedores de Syndicate a tornarem o jogo em uma espécie de experimentação de novas mecânicas, o que agradou apenas parcialmente o público.
Assassin’s Creed 2
Voltando aos clássicos, o próximo colocado da nossa lista de melhores jogos da franquia Assassin’s Creed é o amado segundo título da série. O maior feito deste jogo, considerado o mais popular da série, é ter pego as mecânicas que deram certo no primeiro e juntar com uma história cativante e um dos protagonistas mais marcantes da história dos games.
A história segue Ezio Auditore, um jovem que está dando seus primeiros passos dentro da Assassin Brotherhood, uma irmandade de assassinos que existiu durante toda a história com o objetivo de combater injustiças.
Assassin’s Creed Mirage
Mirage se destaca entre os jogos da franquia Assassin’s Creed por, ao mesmo tempo, trazer elementos inovadores e resgatar recursos dos primeiros jogos da franquia, o que agradou grande parte dos fãs. O aspecto stealth volta a ser parte central da gameplay e várias das características de jogos RPG foram deixadas de lado.
Passado em Baghdad, Assassin’s Creed Mirage segue Basim, personagem que havia sido introduzido em Assassin’s Creed Valhalla, indo de um ladrão de rua até o auge de sua vida como assassino. O foco em missões furtivas e no parkour reviveu a paixão pela série dentro de muitos dos jogadores.
Assassin’s Creed Revelations
O jogo responsável por finalizar a história de Ezio Auditore entra no grupo de jogos da franquia Assassin’s Creed que ganhou popularidade conforme o tempo foi passando. Durante seu lançamento, por tentar responder muitas perguntas em um só jogo, a história foi taxada como confusa, contudo, hoje em dia muitos fãs tem boas lembranças de suas aventuras no game.
Passado em Constantinopla, Ezio precisará impedir que os templários se aproveitem da guerra civil dentro do Império Otomano para alcançar seus objetivos. O forte deste game, no entanto, foram as mecânicas novas que ele introduziu, como a lâmina bico de águia e novos níveis de personalização.
Assassin’s Creed Valhalla
Valhalla é, definitivamente, o maior dos jogos da franquia Assassin’s Creed, tendo uma campanha de mais de 40 horas. Esse aumento de duração das campanhas dos Assassin’s Creed atuais se dá muito pelo fato dos games atuais terem se tornado RPGs, Role Playing Games, o que, na prática, aumenta a customização do jogo.
A história se passa durante o século IX, durante as invasões vikings. Seu personagem, Eivor, que pode ser homem ou mulher dependendo de sua escolha, planeja estabelecer um clã Viking na Inglaterra, porém acaba se encontrando no meio do conflito entre os templários e a Ordem dos Assassinos.
Assassin’s Creed 3
Esse é outro que também entra na lista de jogos da franquia Assassin’s Creed que dividiu os jogadores. Diferentemente dos jogos da série até então, esse se passa na América, mais precisamente nos Estados Unidos durante a Revolução Americana. Você joga como o assassino Connor Kenway que está batalhando contra os templários da época.
Esse jogo é lembrado pelo seu combate fantástico, e pelas animações acima da média se comparado a jogos anteriores. Apesar de ter sido recebido de maneira dividida entre os fãs na época de seu lançamento, hoje em dia é lembrado como um dos melhores jogos da franquia Assassin’s Creed.
Assassin’s Creed Odyssey
Chegamos a um ponto da nossa lista onde, daqui para frente, todos os jogos são considerados ótimos pela grande maioria do público. Assassin ‘s Creed Odyssey definitivamente merece um lugar entre esses títulos, sendo considerado, por muitos, o melhor Assassin’s Creed já lançado.
O game se passa na Grécia antiga durante a Guerra do Peloponeso, quando Atenas e Esparta se enfrentaram. Você deve escolher entre um dos irmãos Alexios e Kassandra que procuram desvendar o segredo oculto de sua linhagem. O jogo é lembrado pelos fãs por ter uma mecânica de combate única e por ter missões secundárias marcantes.
Assassin’s Creed Brotherhood
Assassin’s Creed Brotherhood é um dos jogos da franquia Assassin’s Creed mais amado pelos fãs da série, não só por ter sido um dos primeiros a ser lançado, mas também por ter juntando uma história cativante, um combate incrível e um protagonista memorável tudo em um mesmo lugar.
Esse é o segundo game que acompanhamos Ezio Auditore em sua batalha contra a Ordem dos Templários. Nessa game, nosso protagonista vai a Roma para atacar a Ordem onde ela é mais forte e vulnerável. Ele mantém muitas características do Assassin’s Creed 2, contudo, para muitos jogadores apresenta uma história mais interessante e as poucas mecânicas adicionadas foram bem recebidas.
Assassin’s Creed Origins
Não podíamos falar dos melhores jogos da franquia Assassin’s Creed sem falar do queridinho do público: O Origins. Passado no Egito antigo, o game conta a história do início da Assassin Brotherhood, a irmandade que os protagonistas de quase todos os games da série fazem parte.
Esse jogo é conhecido por ser o primeiro da série a abraçar de vez o estilo RPG, introduzindo uma Skill Tree, maiores opções de customização do personagem e muita exploração e missões secundárias. O game deu tão certo que Odyssey, lançado alguns anos depois, é basicamente Origins com um tema diferente.
Assassin’s Creed Black Flag
Em primeiro lugar na nossa lista de melhores jogos da franquia Assassin’s Creed temos um dos jogos mais marcantes da geração do PS3/Xbox 360 e também da geração PS4/Xbox One. Black Flag te transporta para o Caribe, onde você joga como um pirata que faz parte da Irmandade dos Assassinos e se vê no meio da guerra entre templários e a irmandade.
Um dos maiores diferenciais desse jogo, e que marcou todos que o jogaram, são os barcos que, você não só pode conduzir, como também é palco de batalhas incríveis. Além disso, o game também é lembrado por sua trilha sonora única que marcou toda uma geração de gamers no mundo todo.
E aí, gostou da nossa lista de melhores jogos da franquia Assassin’s Creed? Para você, qual é o melhor jogo da franquia? Deixe aqui nos comentários! Quer saber mais sobre games? Então dê uma olhada nesse nosso artigo sobre como diminuir o ping do Roblox. Agora, se você quer saber mais sobre Assassin’s Creed, assista o vídeo abaixo!