Lista Dos 10 Melhores Jogos De Hideo Kojima

Lista Dos 10 Melhores Jogos De Hideo Kojima

Descubra quais são os melhores jogos do diretor japonês

Se você é fã de video games é provável que já tenha ouvido falar de Hideo Kojima, o diretor de jogos japonês conhecido mundialmente por ter criado e desenvolvido a série de jogos Metal Gear e também por sua excentricidade. Os jogos de Hideo Kojima sempre tem uma narrativa envolvente e uma gameplay muito bem elaborada e icônica, o que tornou grande parte de seus jogos clássicos de imediato. 

Hoje nós iremos passar pelo difícil trabalho de listar, em ordem, os 10 melhores jogos de Hideo Kojima, sendo o número um o melhor de todos! Nessa lista nós iremos levar em consideração a popularidade, a jogabilidade, a inovação e a longevidade dos jogos na hora de posicioná-los no ranking. Pronto para saber quais são os melhores videogames de Hideo Kojima? Então bora pra lista. 

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes – 2014

Big Boss emboscando um soldado em uma das missões de Metal Gear Solid V: Ground Zeroes
Imagem Ilustrativa: Big Boss emboscando um soldado I Fonte: Youtube

Em último lugar da nossa lista temos Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, para muitos o pior dos jogos de Hideo Kojima, pelo menos ao falarmos da saga Metal Gear. Nesse game nós acompanhamos Snake em 1975, logo após os acontecimentos de Peace Walker, que precisa se infiltrar em uma prisão ilegal americana em Cuba. 

Na prática, Ground Zeroes, lançado em 2014, funcionou como um prólogo para Metal Gear Solid V: Phantom Pain, o próximo jogo em ordem de lançamento. O que acabou decepcionando muitos fãs é que Ground Zeroes parece uma demo para Phantom Pain, e não um jogo completo em si. Sua campanha tem apenas 2 horas de duração, sendo menor do que a de algumas demos lançadas atualmente. Apesar disso, o game tem uma nota de 80 no Metric e está disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC. 

Death Stranding – 2019

Sam Porter olhando seu reflexo no espelho no início do jogo Death Stranding
Imagem Ilustrativa: Sam Porter protagonista de Death Stranding I Fonte: Youtube

Apesar de sua fama como diretor genial, ao falarmos dos jogos de Hideo Kojima nem tudo são flores. Em nono lugar da nossa lista temos um de seus jogos mais polêmicos, Death Stranding. Após finalizar a saga de jogos Metal Gear todos esperavam mais um jogo stealth de Kojima, mas não foi isso que ele entregou. 

As altas expectativas, gameplay única e início repetitivo tornaram esse jogo uma decepção para alguns enquanto para outros, aqueles que conseguiram se adaptar ao novo estilo, o game é incrível. Apesar de ter tido um lançamento conturbado, conquistou a nota de 82 no Metric, muito alta para a grande maioria dos diretores, mas não para Kojima. O jogo está disponível para PS4, PS5, Xbox Series X/S e PC

Lunar knights – 2006

Aaron protagonista de Lunar Knights em uma diálogo com um NPC durante o segundo capítulo do jogo
Imagem Ilustrativa: Aaron protagonista de Lunar Knights I Fonte: Youtube

Estava esperando outro jogo da franquia Metal Gear? Apesar de ter ficado famoso através dos jogos dessa franquia, Hideo Kojima já dirigiu jogos com estilos totalmente diferentes, o que prova sua versatilidade como diretor. 

Lunar Knights é um jogo de ação e aventura onde você controla Lucian e Aaron, os dois protagonistas do game que estão lutando contra uma invasão de vampiros espaciais que ameaçam a humanidade. Apesar de ser bem diferente dos outros jogos de Hideo Kojima da nossa lista, esse game agradou muito os usuários de Nintendo DS e conseguiu uma nota de 82 no Metric. O jogo está apenas disponível para Nintendo DS

Zone of the Enders: The 2nd Runner – 2003

Dingo Egret, protagonista de Zone of The Enders: The 2nd Runner, dentro de seu mecha olhando para Júpiter e uma de suas luas
Imagem Ilustrativa: Dingo Egret protagonista de Zone of The Enders I Fonte: Youtube

Em sétimo lugar na nossa lista de melhores jogos de Hideo Kojima, temos Zone of The Enders: The 2nd Runner. A história do jogo se passa em um futuro onde a humanidade colonizou Marte e robôs gigantes servem como principal recurso de combate. É nesse contexto que Dingo Egret encontra o Orbital Frame, um recurso extremamente poderosa desejada por diferentes grupos. 

Zone of the Enders é um jogo de ação e combate conhecido por ter uma gameplay frenética porém divertida. Fãs da série Metal Gear, principalmente de Metal Gear 3: Snake Eater, vão encontrar muitas similaridades entre os dois jogos, apesar da temática e gameplay dos dois serem completamente diferentes. Sua nota no Metric é a mesma do colocado anterior, 82. Você pode jogar o jogo no PS2, PS3, Xbox 360, PS4 e PC

Metal Gear Rising: Revengeance – 2013

Raiden, protagonista de Metal Gear Rising: Revengeance, eliminando um inimigo em uma das missões no início do jogo
Imagem Ilustrativa: Raiden, protagonista de Metal Gear Rising: Revengeance I Fonte: Youtube

Seguindo a nossa lista, nós temos Metal Gear Rising: Revengeance, um dos únicos jogos dessa franquia onde o personagem principal não é o Snake. Fãs de MG irão lembrar de Raiden como o jovem soldado da FOXHOUND que está participando de sua primeira missão contra terroristas em Metal Gear Solid 2: Snake Eater. Esse, no entanto, é um Raiden bem diferente daquele que encontramos em MG Rising: Revengeance. 

O jogo se passa em 2018, quatro anos após os acontecimentos de MG Solid 4. Raiden, trabalhando agora para uma empresa militar privada, tenta sustentar sua família aceitando diversas missões pelo mundo, contudo, ele é forçado a enfrentar o seu passado. O game recebeu uma nota de 83 no Metric e está disponível para PS3, Xbox 360 e PC.

Metal Gear Solid IV: Guns of the Patriots – 2008

Old Snake, protagonista the Metal Gear Solid  IV: Guns of The Patriots em uma das missões furtivas no início do jogo
Imagem Ilustrativa: Old Snake, protagonista de Metal Gear Solid IV: Guns of The Patriots I Fonte: Youtube

Chegando na metade da nossa lista nós temos aquela que é a conclusão da história de Solid Snake. Logo no começo do jogo, nosso protagonista descobre que tem mais um ano de vida e que deve partir em sua última missão, eliminar Liquid Ocelot, que pretende começar uma insurreição contra “the Patriots”.

O jogo lida com temas fortes e impactantes, como envelhecimento e falecimento, e consegue finalizar a história de diversos personagens da série de maneira emocionante até para aqueles que não jogaram os outros jogos de Hideo Kojima. O game alcançou impressionantes 94 pontos no Metric e até hoje é uma das criações mais bem avaliadas do diretor. Infelizmente, Guns of The Patriots só está disponível para PS3 desde seu lançamento.

Metal Gear Solid 3: Subsistence – 2005

Naked Snake, protagonista de Metal Gear Solid 3: Subsistence em uma missão no pântano
Imagem Ilustrativa: Naked Snake, protagonista de Metal Gear Solid 3: Subsistence I Fonte: Youtube

MG Solid 3: Subsistence funciona como um prólogo de toda a série e se passa no meio da guerra fria, durante 1964, portanto não possui os avanços tecnológicos presentes em outros games da série. O game acompanha Naked Snake, conhecido nos futuros jogos como Big Boss, em uma de suas missões pela CIA na União Soviética. 

Apesar de ter uma gameplay similar ao de seus antecessores, priorizando passar pelas fases sem ser percebido e lidando de maneira furtiva com seus inimigos, o jogo introduz novas mecânicas, como, por exemplo, o sistema de camuflagem e um novo sistema de combate corpo a corpo. Sua nota no Metric é de 94 e, para muitos, é o melhor dos jogos de Hideo Kojima. O game está disponível para PS2, PS3, Xbox 360, PS4, PS5, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC

Metal Gear Solid – 1998

Solid Snake, protagonista de Metal Gear Solid, nos créditos iniciais do jogo.
Imagem Ilustrativa: Solid Snake, protagonista de Metal Gear Solid I Fonte: Youtube

O primeiro jogo da franquia que consagrou Hideo Kojima como um dos maiores diretores da indústria dos games é, até hoje, um dos melhores jogos da história. MG nos introduz a Solid Snake que, nesse jogo, já é um soldado lendário e tem como objetivo encontrar e eliminar Liquid Snake, seu clone e agora líder de uma célula terrorista. 

O jogo também é o primeiro a apresentar a mecânica furtiva que viraria a característica mais marcante da série. Apesar da perspectiva da câmera ser em 3D, o jogo se assemelha mais a um game 2D devido algumas situações onde a câmera se adapta sozinha como, por exemplo, quando Snake se aproxima de uma curva. Sua nota no Metric é de 94 e o jogo está disponível para PS1 e PC

Metal Gear Solid V: Phantom Pain – 2015

Big Boss, protagonista de Metal Gear Solid V: Phantom Pain na terceira missão do jogo: A Hero's Way
Imagem ilustrativa: Big Boss, protagonista de Metal Gear Solid V: Phantom Pain I Fonte: Youtube

Metal gear Solid V: Phantom Pain foi o último dos jogos de Hideo Kojima antes dele ter saído da Konami por desentendimentos criativos. Hoje em dia, Kojima já não pode mais produzir jogos da série pois não detêm os direitos dela, portanto, esse sempre será lembrado como o último Metal Gear do diretor. 

Phantom Pain acompanha Venom Snake, nome adotado por Big Boss durante o game devido a sua fama como soldado, em sua missão para localizar e eliminar os responsáveis pela destruição da MSF (Militaires Sans Frontières) nove anos antes. Apesar de ter o melhor mundo aberto de todos os jogos de Kojima até então, a gameplay repetitiva e narrativa fraca impediram que esse título ficasse em primeiro lugar. Apesar disso, o game alcançou uma nota de 95 no Metacritic, o colocando no top 50 do site. Você encontra o game em versões para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty – 2001

Solid Snake, protagonista de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty durante uma cutscene na primeira missão do game
Imagem Ilustrativa: Solid Snake, protagonista de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty I Fonte: Youtube

Em primeiro lugar da nossa lista de melhores jogos de Hideo Kojima temos o jogo que todo fã de MG já esperava encontrar aqui, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Se o diretor japonês já produziu um jogo perfeito esse definitivamente foi ele. Tanto sua gameplay quanto sua história impressionaram todos que tiveram contato com o game na época. 

O jogo se passa em 2007 e vai até 2009 e nele você controla, em grande parte, Raiden mas também Solid Snake, que tem como missão destruir o grupo terrorista Sons of Liberty, liderado por Solidus Snake, outro clone do Big Boss. O game recebeu incríveis 96 pontos no Metacritic, o colocando entre os quarenta melhores jogos. Hoje em dia, o game está disponível para três plataformas: Playstation 2, Xbox e PC

Conclusão

E aí, gostou da nossa lista de melhores jogos de Hideo Kojima? Para você, qual o melhor game do diretor? Fale para a gente aqui nos comentários! Quer saber mais sobre jogos? Então dá uma olhada nesse nosso artigo sobre todos os jogos da franquia Assassins Creed ranqueados. Agora, se você quer saber mais sobre jogos de Hideo Kojima, veja o vídeo abaixo. 

YouTube vídeo

João Gabriel
Apaixonado por entretenimento japonês e fã de (quase) tudo que busca fazer algo novo. Estudo história na UNIRIO desde 2020. Quero levar jogos, inovação e tecnologia a novos lugares, a novas pessoas. Escrevo aqui para o Universo de Apps!

Deixe um comentário