Como Espelhar O Celular Na TV: Guia Completo!
imagem do carregador

Como Espelhar o Celular na TV: Guia Completo!

Saiba Como transmitir a tela do seu aparelho na tv!

Apesar dos celulares terem ficado maiores nos últimos anos, é comum achar a tela pequena se você pretende mostrar um vídeo ou fotos para um grupo de pessoas. Essa insatisfação leva pessoas a procurarem como espelhar o celular na tv, contudo, nem sempre é fácil fazer isso.

Existem diversas formas de transmitir tela do celular para tv, contudo, algumas só funcionam dentro de aplicativos específicos e apresentam limitações. Foi pensando nisso que hoje decidimos mostrar como espelhar o celular na tv, tanto em aparelhos Android como iPhones. Escolhemos os métodos mais simples e menos limitadores para cada aparelho. Quer saber logo como ver a tela do seu celular na tv? Então segue o texto!

Como Espelhar A Tela Do iPhone Na TV

Se você já quis saber como espelhar iPhone na TV é possível que você já saiba que é necessário uma tv inteligente, conhecidas também como smart tv, para que esse passo a passo funcione. É importante falar também que a Apple disponibiliza duas formas de espelhar a tela do celular na tv, a primeira é só para vídeos, enquanto a segunda espelha o celular inteiro. 

Como espelhar vídeos do iPhone na TV

A primeira coisa que você precisa fazer é conectar a sua smart tv na mesma rede Wi-Fi que o seu celular, o resto do passo a passo não funcionará se o seu iPhone estiver conectado a sua rede móvel ou outra rede sem fio. Em seguida, encontre o vídeo que você deseja reproduzir na tv e toque no botão AirPlayNenhum texto alternativo fornecido para a imagem.

Clique no botão AirPlay

Escolha a TV, ou qualquer aparelho que tenha suporte para AirPlay na lista e espere o seu vídeo ser reproduzido na tela. Para interromper a transmissão é só clicar no AirPlayNenhum texto alternativo fornecido para a imagem novamente e selecionar o aparelho no qual você está transmitindo o vídeo.

Como Espelhar Toda A Tela Do iPhone na TV

O passo inicial é o mesmo, certifique-se que os dois aparelhos estejam conectados na mesma rede WI-FI. Em seguida, deslize a tela para baixo a partir do canto superior direito caso o seu sistema operacional seja o iOS 13 ou superior, caso não seja, mantenha o dedo na borda inferior da tela. Em seguida, toque no botão de Espelhamento da TelaNenhum texto alternativo fornecido para imagem.

Clique no botão de espelhamento de tela

Selecione a TV e espere. Se um código de acesso aparecer na tela, insira-o no seu iPhone. Após isso, a tela do seu celular já estará a ser espelhada na tv. Para finalizar o espelhamento, abra a Central de Controle, toque em Espelhar a Tela e em Parar Espelhamento.

Como Espelhar A Tela Do Android Na TV

O primeiro passo de como espelhar o celular na tv com um aparelho Android é baixar o aplicativo Google Home na Play Store. Após baixar o app, certifique-se que o seu dispositivo e a TV estão conectados na mesma rede WI-FI. Em seguida, entre no aplicativo e clique em Favoritos ou Dispositivos .

Acesse o Google Home, clique em Favoritos ou Dispositivos

Em seguida, pressione o bloco do dispositivo para o qual você quer transmitir a tela e, em seguida, toque em Transmitir  e Transmitir tela. Pronto, agora você já sabe como espelhar o celular na tv com o seu aparelho Android! Para deixar de ver a tela do seu celular na TV é simples, é só seguir o passo a passo acima e no fim pressionar Parar de Transmitir.

Solução de Problemas Comuns

Imagem Ilustrativa: Celular | Fonte: Unsplash

Se você já pesquisou anteriormente como espelhar o celular na tv você provavelmente já sabe que muitas vezes os tutoriais na internet não funcionam. Isso pode ocorrer por diversos fatores: diferentes versões de aplicativo, problemas de estabilidade na rede WI-FI e softwares mais novos ou mais antigos. A seguir, falaremos como resolver alguns desses problemas e como você pode evitá-los.

A primeira dica envolve você nunca tentar espelhar a tela do seu celular se o seu aparelho está no modo de economia de bateria. Ao ativar esse modo, o sistema abre mão de diversos recursos considerados menos importantes para poder focar em alongar o máximo possível a bateria do celular. Nesse processo, é possível que ele não permita o espelhamento da tela, já que isso irá usar uma quantidade considerável da sua bateria.  

Outro problema comum envolve os tutoriais de como espelhar o celular na tv. É possível, e bem comum, que, ao achar um passo a passo online, você siga exatamente o que o autor instruiu mas chegue em outro lugar. Isso ocorre pois os aplicativos e sistemas operacionais estão sempre tendo suas interfaces modificadas, o que acaba tornando alguns tutoriais obsoletos. Para evitar que você perca tempo em vídeos ou artigos assim, procure os sites da Apple, caso você use iPhone, ou Google, caso seu celular seja Android, lá o passo a passo estará sempre atualizado com as interfaces mais recentes dos seus programas

Conclusão

E aí, conseguiu transmitir a tela do seu aparelho na tv? Qual método achou mais fácil para espelhar o celular na tv? Deixe aqui nos comentários! Quer saber mais sobre aplicativos e tecnologia? Então dá uma olhada nesse nosso artigo sobre os melhores aplicativos de papel de parede 3D em 2024. Agora, se você quer saber mais sobre como espelhar o celular na tv, assiste esse vídeo abaixo.

YouTube vídeo

Perguntas Frequentes

É possível espelhar a tela de um celular numa TV que não tem função smart?

Se a sua televisão não for smart, você irá precisar adquirir um aparelho que possibilite essa função. O Chromecast, Fire Stick, Roku Express, Mi Stick e outros, são aparelhos que fazem exatamente isso. Através dele você conseguirá espelhar a tela do seu celular seguindo os tutoriais acima sem problemas.

Como faço para saber se o meu celular é compatível com espelhamento de tela na TV?

Sempre deixe o seu aparelho na versão mais atual possível, independente dele ser Android ou iPhone, isso irá impedir que seu celular seja incompatível com as funções de espelhamento de tela mais moderna.

João Gabriel
Apaixonado por entretenimento japonês e fã de (quase) tudo que busca fazer algo novo. Estudo história na UNIRIO desde 2020. Quero levar jogos, inovação e tecnologia a novos lugares, a novas pessoas. Escrevo aqui para o Universo de Apps!